Quinta-feira, 2 de Agosto de 2012
MERCENÁRIOS treinados na TURQUIA com apoio dos EUA para combater na SÍRIA
Jornal diz que mercenários são treinados na Turquia com apoio dos EUA02 de agosto de 2012Mapa do Oriente Médio
O jornal turco Idinik informou nesta quarta-feira, dia 1 de agosto, que mercenários estão sendo treinados na zona fronteiriça da Turquia para combater o exército do governo da Síria.
A publicação árabe divulga que o treinamento acontece em um acampamento militar controlado por uma empresa privada dos Estados Unidos. Damasco declarou anteriormente que agentes da Mossad e da CIA intervinham nos combates ao lado da oposição síria.
O canal de televisão turco NTV informou também que soldados e vários tanques acompanhados por baterias antiaéreas realizaram nesta quinta-feira, dia 2 de agosto, manobras militares a menos de um quilômetro da fronteira síria, perto de uma zona de domínio curdo.
A conquista do poder por parte de grupos curdos no norte da Síria, após a retirada das tropas de Assad, é por enquanto a maior preocupação de Ancara, uma vez que parte das milícias pertence ao Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK), que luta contra a Turquia.
Apoio secreto dos EUA
O presidente norte-americano, Barack Obama, assinou há meses uma ordem que autoriza operações secretas da CIA e de outras agências para apoiar os rebeldes sírios na luta contra o regime do presidente Bashar al-Assad, noticiou nesta quinta-feira a CNN.
Fontes citadas pelo canal indicaram que o líder assinou instruções parecidas com as que autorizaram operações clandestinas durante o conflito na Líbia.
fonte: IAnotícia