Segunda-feira, 2 de Julho de 2012

A GUERRA FRIA mais QUENTE do que NUNCA


Observatório Internacional: A guerra fria mais quente do que nunca
Por: Fernando de Jesus   27 de junho de 2012 
Fonte: Wikicommons

A disputa pela hegemonia mundial entre a União Soviética e os Estados Unidos foi um dos grandes marcos da história. Muito além da concepção histórica, a Guerra Fria mexeu com as estruturas sociais, filosófica, psicológicas, culturais, geográfica e até genética dos envolvidos.

A Guerra Fria não tem uma data específica para o seu início, pois a disputa entre as duas potências foi um processo que se baseou no tripé: ideológico, político e militar. Em uma palavra: todas as datas citadas são marcos iniciais da Guerra Fria, já o fim não sabemos.
Em termos ideológicos e econômicos a Guerra Fria acabou, 1989 e 1991 – respectivamente, mas em termos de corrida armamentista, disputa geopolítica ela continua, e quente.

A Rússia herdou a grande parte do arsenal bélico do antigo bloco comunista. Com ele o status de rival dos EUA na disputa pela hegemonia da geopolítica mundial. Uma prova evidente disso foi é o desejo de instalação do sistema de defesa anti-míssil na Europa, o que Moscou vê como uma ameaça a sua soberania.

A disputa geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos quase nos levaram a uma catástrofe apocalíptica, uma vez que o arsenal nuclear das duas potências poderia acabar com o planeta aproximadamente vinte vezes. Porém, ambos sabiam que um conflito direto seria o fim da nossa espécie. Mas era preciso usar as armas para que elas não enferrujassem, com isso a URSS e os EUA financiaram guerras e golpes militares por todo o planeta. Muitas vidas foram perdidas, muitos países foram destruídos, e tudo pela ambição de ambos os lados de quererem dominar o mundo.

Há quatro anos o exército russo marchou novamente para o ocidente. A bola da vez foi a Geórgia. Com o pretexto de proteger as repúblicas separatistas da Abkházia e Ossétia do Sul, Moscou declarou guerra a Tbilisi. A Guerra, que durou cinco dias, foi uma reposta da Rússia ao Ocidente, de que quem manda naquele quintal é o Kremlin.

Uma das principais heranças da Guerra Fria foi o grande arsenal nuclear que a URSS e os EUA depositaram em seus quartéis, que hoje representam uma grande ameaça a humanidade, pois um acidente poderia nos levar ao inverno nuclear, o que resultaria no fim da vida terrestre. Sem falar na hipótese de essas armas caírem nas mãos de terroristas.

Outro acontecimento mais atual que reforça a tese da “nova Guerra Fria” é o conflito na Síria. Os EUA são a favor de uma intervenção armada no país de Bashar al Assad, mas a Rússia, junto com a China, usaram seu poder de veto na UNO para impedir uma investida armada do Ocidente no país.

Hoje essa disputa ganhou novos personagens, mas continua com os velhos atores e com o mesmo objetivo: e hegemonia geopolítica planetária.

Fonte: http://ianoticia.com
publicado por surfandonoassude às 17:16
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
15
17
20
21
22
23
26
28
29
30
31

.posts recentes

. A MENTIRA do RELATIVISMO

. SALVAÇÃO, de Onde Ela Vem...

. CONTROLE DO CLIMA - GUERR...

. GUERRAS e RUMORES de GUER...

. 75 MIL BRASILEIROS serão ...

. POSSÍVEL GUERRA Sul-ameri...

. ARMAGEDON FINANCEIRO depo...

. "E HAVERÁ SINAIS no SOL e...

. CIDADES "FANTASMAS" també...

. CRISTÃOS são CRUCIFICADOS...

.arquivos

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Fevereiro 2011

. Maio 2010

. Abril 2010

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds